Painel 5 - Tratamentos

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

É necessária muita determinação para se conseguir o desejado, porque a obesidade não é só a pessoa comer muito, mas pode ser também a falta do exercício físico, ou mesmo um problema psicológico.
Esse quadro amarelo mostra o que as crianças e adolescentes devem fazer para prevenir a obesidade.

Muitos estudos já comprovaram que o método mais eficaz e mais usado para se conseguir o emagrecimento é a dieta hipocalórica junto com a pratica de exercícios físicos.

DIETA
Não adianta fazer uma cirurgia ou praticar uma atividade física sem se aliar a uma dieta hipocalórica. As dietas hipocalóricas têm como objetivo principal a mobilização dos lipídios endógenos para a conversão em corpos cetônicos. E o mais importante na dieta que, além de ocorrer uma redução no consumo de gorduras, haja também uma redução do total de calorias da dieta. Sem isso não há perda de peso. O tratamento dietético pode ajudar a reduzir alguns níveis no corpo do obeso que possam estar alterados como: abaixar níveis de glicemia e insulinemia; reduzir os níveis elevados de pressão arterial; contribui para aumentar o colesterol HDL; regular a função cardíaca e respiratória; diminuir os níveis de cortisol, e ajuda ainda o obeso na questão social e a aumentar a sua auto-estima.


PIRÂMIDES ALIMENTARES
Aqui estão as pirâmides velha e nova.



Entre outras coisas, a pirâmide velha difere da nova por apresentar, por exemplo, alguns óleos e o azeite no primeiro patamar. Antigamente eles eram vistos como vilões da dieta por apresentarem alta densidade energética, ou seja, considerados calóricos. Hoje, depois de muitas pesquisas, foi comprovado que o corpo necessita diariamente de uma quantidade moderada dessas gorduras, chamadas gorduras saudáveis (gorduras mono e poli-insaturadas) que podem prevenir alguns problemas cardiovasculares. Acima se encontra a parte das castanhas/amendoins, feijão, etc. Em especial, para os obesos, é bom consumir diariamente esse grupo das castanhas (por conter grande quantidade de fibras) mas em quantidades moderadas.Para a obesidade infantil um ótimo alimento que pode preveni-la é o aleitamento materno. Mas já nos adultos o grupo dos laticínios deve ter um consumo bem moderado por causar alguns problemas como gastrintestinais, a questão da intolerância à lactose, entre outros.

CIRURGIAS
As mais famosas são a cirurgia bariátrica e a lipoaspiração. Também tem a cirurgia com balão intragástrico, e vários outros tipos de cirurgia.
A cirurgia bariátrica pode ser feita em obesos que tem IMC maior que 40 kg/m² ou maior que 35 kg/m² e que já tenha doenças relacionadas. A cirurgia bariátrica é classificada em duas categorias: restritiva e disabsortiva. Os procedimentos restritivos promovem a perda de peso pelo fechamento de partes do estômago para torná-lo menor, assim restringe a quantidade de alimento que o estômago comporta. Os procedimentos disabsortivos, as cirurgias mais comuns para a perda de peso, combinam a restrição do estômago com um desvio parcial do intestino delgado. É criada uma conexão direta do estômago para um segmento inferior do intestino delgado (íleo), reduzindo as porções do trato digestivo que absorvem as calorias e os nutrientes. A cirurgia bariátrica não é recomendada para pacientes que tenham pneumopatias graves, insuficiência renal, lesão acentuada do miocárdio e cirrose hepática. Os resultados mais esperados com essa dieta é a perda de peso, melhora das doenças que a pessoa tenha em função da obesidade, como diabetes tipo 2 e a melhora na qualidade de vida. E tem que lembrar que mesmo com a cirurgia a pessoa tem que ter muita força de vontade para fazer uma dieta correta e que realmente a faça perder peso.Para a maioria das pessoas da certo, mas para algumas não.
Já a lipoaspiração é feita em pessoas que na verdade não são obesas. Ela é procurada, não para a perda de peso em si, mas para a retirada de gorduras localizadas e conseqüente acentuação da cintura, por exemplo. Na lipoaspiração é retirada a gordura subcutânea.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
Um dos tratamentos mais utilizados e mais saudáveis para se emagrecer é a junção de uma dieta hipocalórica com o aumento nas práticas de atividade física. As crianças e adolescentes tendem a ficar obesos quando sedentários, e a obesidade pode leva-las a ficar ainda mais sedentários. A atividade física é muito importante para aumentar a massa óssea, prevenir a osteoporose e a obesidade. E com a prática da atividade física o indivíduo tende a procurar alimentos menos calóricos, o que o faz tender a emagrecer. E após a pratica de exercícios físicos há um aumento na sensibilidade de transportadores de glicose (GLUT 4), translocados no músculo.


TRATAMENTO PSICOLÓGICO

O uso da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de obesos com compulsão alimentar está sendo a forma de intervenção psicoterápica mais utilizada atualmente. Além de tratamentos cognitivos, essa terapia também emprega tratamentos comportamentais, como a automonitoração (anotar tudo o que é comido no dia), certas técnicas para controle de estímulos (como um desenvolvimento de um estilo de vida que minimize o contato da pessoa com certas situações), entre outros.

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO

Os medicamentos mais utilizados são os termogênicos e o xenical.
O xenical ,para se ter noção, está sendo chamado atualmente como “o viagra da obesidade”. Isso tudo pelo fato de ele não mexer com o sistema nervoso da pessoa e nem causar dependência. Esse medicamento é comercializado em drogarias desde 1998, no Brasil. O xenical age diretamente no sistema digestório, bloqueando a absorção de mais ou menos 30% da gordura presente. O que ele realmente faz é inibir a ação de enzimas que digerem as gorduras, as chamadas lípases gástrica e pancreática. Sem a absorção, a gordura ingerida é eliminada nas fezes. Uma desvantagem desse medicamento é que ele não age sobre carboidratos, então além de se tomar o xenical é preciso uma dieta balanceada.
Os medicamentos termogênicos são preparações com hormônios tireoidianos. Esses medicamentos só são indicados para obesos com hipotireoidismo. Há também os alimentos termogênicos, que são alimentos que ajudam a queimar calorias no corpo, como por exemplo, o chá verde. Deve-se ingerir também alimentos que contenham ácido linolêico conjugado (CLA) que é um nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios. Ele é classificado como um agente anti-obesidade pelas suas possíveis propriedades moduladoras no metabolismo lipídico. Mas ainda há controvérsia sobre seu efeito na perda de peso.


Bibliografia
Postagem por: Carolina Sardi Fontes

0 comentários: