Complicações metabólicas

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O acúmulo de tecido adiposo contribui para complicações metabólicas. A obesidade é conseqüência de anormalidades do tecido adiposo, ou de seu excesso. Excesso de ácidos graxos livres, principalmente em períodos pós-prandial. Algumas complicações metabólicas podem ser listadas:
- Resistência à insulina
“O termo resistência à insulina é usado quando nos referimos à resistência do organismo à habilidade da insulina em promover o aproveitamento, a oxidação e o armazenamento da glicose, bem como a inibição da liberação da mesma na circulação.”
Uma das causas da resistência à insulina no músculo e no fígado é a alta concentração de ácidos graxos no plasma sangüíneo. Nos músculos ocorre o aproveitamento de glicose, já no fígado ocorre o armazenamento de glicose.
- Hipertensão
Podem existir várias causas para a hipertensão como o relaxamento valvular diminuído, vaso constrição anormal e outros fatores. Os níveis elevados de ácidos graxos causam esse relaxamente valvular e a vaso constrição anormal.
- Apnéia Obstrutiva da Obesidade
A apnéia é outra causa que pode levar a hipertensão. A apnéia do sono é explicável pelo aumento do volume dos tecidos moles das vias aéreas.
- Câncer
As mulheres obesas na pós-menopausa têm uma taxa altíssima de estrógeno, e acredita-se, que esteja associado.




Fonte: CECIL , Tratado de Medicina Interna 22° Edição , Goldman/Ausiello

Postado por: Thaís Naves Abath

0 comentários: