domingo, 12 de outubro de 2008
A obesidade seria uma regrinha básica. Se o consumo de energia exceder seu gasto e se a massa magra permanecer estável, a gordura corporal deve aumentar. Infelizmente, não podemos tratar uma doença não transmissível apenas como sendo uma regrinha. A obesidade é um problema super sério e bastante complexo. A obesidade pode ser evitada ao consumir alimentos de baixa caloria, ao evitar o sedentarismo praticando atividade física. A pessoa favorável à obesidade são aqueles que têm um comportamento sedentário e não tem atividades na vida diária.
Aspectos Genéticos
A obesidade pode atingir qualquer pessoa da sociedade, principalmente as quais têm suscetibilidade genética há essa doença.
“Defeitos genéticos isolados dos quais resulta a obesidade incluem um número de síndromes genéticas clássicas tais como as de Prader-Willi e de Laurence-Moon-Biedl.”
Síndrome de Prader-Willi é um distúrbio genético no qual alguns genes de certo cromossomo faltam ou não são expressados. As crianças que tem essa síndrome injetam hormônios para auxiliar no crescimento linear e aumento da massa muscular, pois a síndrome é caracterizada por pequena estatura. Enfim, o hormônio aumentando a massa muscular, a criança não precisa se preocupar mais com o que comer ou não comer e ganha peso. Síndrome de Laurence-Moon-Biedl é uma doença de herança autossômica caracterizada não apenas pela obesidade, mas também por retardo mental, distrofia retiniana.
Também existem formas hereditárias de obesidade humana devido a mutações nos genes que regulam a síntese de neuropeptídios ligados ao apetite.
Fonte: CECIL , Tratado de Medicina Interna 22° Edição , Goldman/Ausiello
Postado por: Thaís Naves Abath
0 comentários:
Postar um comentário